Bom Dia LGPD

1º de abril: mentiras, fakenews e LGPD


#bomdialgpd


Sextou primeiro de abril, Jorge Ben Jor escreveu em sua música 'Engenho de Dentro':


... pra acabar / Com a malandragem / Tem que prender / E comer todos os otários


Fakenews é a mais popular das mentiras digitais, a ela se une a outros da mesma espécie como o phishing, o spam, os golpes digitais, o bullying, o haterism e as diversas formas de discriminação (de uma forma ou de outra, todas baseiam-se em mentiras ou no mínimo exageros).


A mentira não é um instrumento novo, na filosofia grega estão presentes os filósofos sofistas e a falácia, com diversas citações de Sócrates, Platão e Aristóteles. Naquela época a mentira circulava no boca a boca, com a evolução da internet, dos dispositivos móveis, das redes sociais e os sistemas de mensagem instantânea, a mentira globalizou e ganhou velocidade, principalmente nos últimos quinze anos.


Uma mentira digital é formada por três elementos:


  • Um meliante disposto a distorcer a verdade ou inventar uma estória para obter vantagem em cima do público alvo;
  • Um canal de comunicação que leve a mensagem;
  • O público alvo (nós).


A divulgação destas mentiras para titulares são inerentemente ilegais e não atendem a nenhum dos fundamentos (Art 2) nem dos princípios (Art 6) da LGPD.





Está em construção o reforço para combate às fake news, primeiro está sendo votado no Congresso o projeto de lei 2330/20 com objetivo de criar a Lei das Fake News (o nome do texto no PL é 'Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet') com punição para os mentirosos digitais, além disso, os principais canais de comunicação têm colaborado com o combate aos abusos e atendimento ao judiciário.


Para aumentar a segurança e proteção interna, assim como reduzir a eficácia dos ataques de mentira, o projeto de LGPD deve incluir a capacitação dos colaboradores para identificar mensagens falsas (em email, SMS, whatsapp, redes sociais, ...), proteger seus computadores, usar senhas fortes e duplo fator de autenticação. Esta iniciativa é um benefício para a vida pessoal do colaborador que valoriza o assunto e certamente vai comentar nos encontros da família.


Bom fim de semana,


Obrigado,


Abraço,


FNery.

Comentários
Carregando...