#bomdialgpd
"Vamos pra onde tudo pode acontecer
Inclusive nada"
Pé na areia, Diogo Nogueira
Hoje a newsletter tem o seu 500º artigo, comecei em 21 de março de 2022 com o um desafio pessoal de manter a disciplina de escrever um artigo por dia, inspirado por amigos que admiro e escuto como Fernando Barcellos Ximenes , Gilberto Martins de Almeida e Alberto Bastos . Não planejava chegar a 11 mil assinantes e nem tinha a perspectiva de chegar a 500 artigos (pelo menos assunto não falta).
Agradeço imensamente àqueles que assinam, leem e em especial aos que me alertam sobre erros gramaticais ou técnicos. A disposição continua.
Todos que atuam em conformidade, controles, segurança e gestão de riscos convivem diariamente com a gestão da incerteza, um tema pouco explorado e ensinado mas que praticamos todo dia. A definição de risco pela ISO 31000 é:
"Risco é o efeito da incerteza nos objetivos" - ISO 31000
Gerenciar riscos é gerenciar os efeitos (impactos que podem ser mensurados qualitativamente ou quantitativamente - em reais), a incerteza (probabilidade, frequência, estimativa) e os objetivos (que podem ser ajustados conforme o efeito e incerteza do contexto.
Além de gerenciar incertezas no trabalho, também o fazemos em nossa vida pessoal.
De amanhã até domingo há expectativa de uma grande chuva com volume acumulado de até 500mm no Rio de Janeiro (meteorologia é uma ciência que gerencia a incerteza com método e matemática). Diversos eventos foram cancelados, o prefeito pediu para as pessoas não circularem, as concessionárias se mobilizaram, o Jornal O Globo preparou uma página para cobertura on-line, e organizações como o Governo do Estado, o Judiciário, Universidades e a Prefeitura de Niterói suspenderam as atividades ou decretaram ponto facultativo esta sexta.
Neste contexto surge a dúvida: amanhã devemos mandar as crianças para a escola ou não. No meio do processo de decisão chega uma mensagem proativa e bem embasada com uma orientação da empresa que faz o transporte de minha filha (esta empresa atua há 50 anos transportando crianças e deve ter passado por diversas experiências - sempre achei que transporte escolar é um empreendimento de alto risco): "... Diante desse cenário, EU NÃO RECOMENDO que mandem seus filhos pra escola nessa sexta feira.".
Sou a favor da inteligência coletiva, gestão de riscos é um desafio multidisciplinar, quando alguém com grande experiência acumulada passa uma orientação destas, ela deve ser respeitada e refletida, independente de concordar ou não, de gostar ou não. Vivemos na era do deboche barato, caso o desastre não se confirme, aqueles que conscientemente se prepararam e alertaram podem ser ridicularizados, mas faz parte.
Nestes dois anos de newsletter aprendi a acompanhar e ler as publicações de gente inteligente e perspicaz como Isabel Clemente , Luiza Jarovsky , Gustavo Godinho , Jairo Willian Pereira , Matheus P. e Gustavo Zaniboni , posso estar sendo injusto com outras fontes que também leio, mas estes têm um estilo que me atrae e estão marcados para entrar no topo de minhas leituras diárias.
Mais uma vez agradeço a todos que assinam e leem.
Bom fim de semana,
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery
Prompt do DALL-E 3: "Create a high-quality, richly detailed 3D image of the number 500, designed with whimsical, organic shapes and textures reminiscent of Antoni Gaudí's architectural style, holding an umbrella to shield itself from a torrential downpour, embodying both the strength and playful creativity associated with his work."