Semana passada o ICO - Information Commissioner's Office, regulador do Reino Unido, tratou mais uma vez sobre o BCC, e divulga que centenas de "personal data breach reports" relatam incidentes nos quais o em que um remetente acidentalmente atingiu CC em vez de BCC (acredito que este "report" seja semelhante ao Formulário de Comunicação de Incidentes definido pela ANPD). Este é um incidente comum mas com potencial de gravidade.
As organizações precisam dar atenção ao uso de emails pois é uma ferramenta na qual é comum tanto o mal uso (CC no lugar de BCC ou envio para destinatários errados) ou é uma porta de entrada para malware e mensagens não desejadas (Spam, fakenews e phishing).
Nos eventos de conscientização de segurança e proteção de dados (está na hora de incluir a IA também), a disciplina e atenção no uso de emails devem estar presente pois é um momento onde a segurança ou não acaba ficando na mão do usuário e, uma vez autorizada pelo usuário, as ferramentas têm pouco a fazer.
Algumas sugestões para a segurança em emails:
- Conscientizar e engajar os usuários (BCC, digitação de destinatários, spam, fakenews, phishing, ...);
- Implementar a classificação dos emails, tornando obrigatória a classificação antes da mensagem;
- Seguir boas práticas (o ICO disponibiliza um bom documento - link no comentário);
- Utilizar a autenticação de dois/múltiplos fatores (2FA/MFA);
- Implementar recursos para proteger o email em equipamentos dos usuários (BYOD - Bring Your Own Device);
- Adotar uma ferramenta de DLP e configurá-la quanto a segurança da informação e proteção de dados pessoais;
- Fortalecer a proteção contra phishing;
- Avaliar a segurança de seu servidor de emails (o NCSC - National Cyber Security Centre do Reino Unido) disponibiliza uma ferramenta interessante - link no comentário);
- Criar políticas de uso de emails que atinjam o público interno e externo;
- Incluir avisos de privacidade e segurança no rodapé dos emails;
- Incluir o assunto email na auditoria, gestão de riscos e controles internos.
A grande maioria das ocorrências que envolvam email terão dados pessoais, por isso a proteção de emails é interesse tanto da segurança como da proteção de dados pessoais que podem trabalhar juntas nesta missão.
Boa semana,
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.