Bom Dia LGPD

Artigos sobre Governança: Novas fontes para o Privacy Officer - 22mai24


#bomdialgpd


Esta semana estarei no Mind the Sec (link no comentário) e em reuniões presenciais seguidas, por isso republicarei alguns artigos sobre governança e na sexta falo sobre minha palestra "A integração da segurança com o negócio". Importante lembrar que a LGPD traz em seu artigo 50 a recomendação da implementação do Programa de Governança em Privacidade, o que é ratificado em diversas publicações da ANPD.


Existem boas fontes que podem servir de inspiração para organizar o escritório de proteção de dados e privacidade, a seguir, o artigo, "Novas fontes para o Privacy Officer" de 24 de maio deste ano.


"


A área de proteção de dados e privacidade tem uma série de desafios, uma delas é estruturar a própria área. Nos primeiros anos após o lançamento da LGPD, o objetivo da área era fazer a adequação, passada esta fase, a área de privacidade deve buscar seu posicionamento.


Uma boa fonte de informações é o IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa que divulgou ano passado a 6a edição do Código das Melhores Práticas em Governança Corporativa (link no comentário) que traz como algumas das novidades, a inclusão da estrutura de controles (gerenciamento de riscos, controles internos e compliance) dentro da estrutura de governança e da criação da Área de Governança (Governance Officer).,

,


Recentemente o IBGC lançou o curso e o guia "Governance Officer" (link no comentário) que traz boas referências e inspirações para a estruturação do "Privacy Officer".




O Governance Officer é uma estrutura bem específica que ao mesmo tempo tem paralelos com o Privacy Officer. No documento do iBGC a proteção de dados é citada, associada à governança corporativa: "Os temas de governança corporativa – incluídas gestão de riscos, proteção de dados e privacidade, segurança da informação e compliance –, passaram a ser foco dos holofotes direcionados pelas partes interessadas na sustentabilidade dos negócios."





Com o avanço da regulamentação da IA, o crescimento da segurança cibernética e maior participação da estrutura de controles, a atuação da proteção de dados e privacidade precisa ser estruturada.


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery.

Comentários
Carregando...