Bom Dia LGPD

Conscientização e Engajamento da Alta Gestão


Fernando Nery
Sócio da Módulo

A conscientização e engajamento são um dos maiores desafios da conformidade com a LGPD e a segurança cibernética, mas também são um dos que trazem o melhor resultado orgânico. Um aspecto importante é definir claramente a medida da conscientização, que não é o número de palestras ou materiais distribuídos, mas sim as pessoas conscientizadas e engajadas.


Uma evolução da conscientização é o engajamento, que ocorre quando as pessoas além de estarem conscientizadas, também são motivadas pessoalmente com a causa, ouso desenhar a fórmula do engajamento:


Conscientização + Motivação = Engajamento.


Um dos desafios da conscientização e do engajamento é que são muitos temas multidisciplinares concorrendo pela mesma pessoas, todos nobres: anticorrupção, saúde, diversidade, inclusão, ética, meio ambiente, relação com a comunidade, combate às injustiças, saúde no trabalho, aprendizado contínuo, proteção de dados pessoais, segurança cibernética e outras. Todos estas temas são "conscientizáveis" e poucos são "engajáveis", e a boa notícia é que a proteção de dados pessoais e a segurança cibernética estão no rol daqueles que a maior parte das pessoas desejam ter mais conhecimentos e identificam aplicações para elas próprias, suas famílias e amigos, sendo naturalmente motivadas para o assunto.


Com tantos temas ocorrem casos de desalinhamento entre as campanhas, o que acaba confundindo o público alvo e reduzindo a eficácia. Algumas organizações estão estruturando seus planos de engajamento e conseguindo harmonizar a comunicação, balanceando os temas que precisam chegar aos colaboradores e parceiros, com bons resultados.


O fato de ter um tema "engajável" não é suficiente, a partir daí precisamos ter conteúdos com os quais as pessoais se identifiquem, e para cada grupo há um tema específico.


No caso dos executivos, um tema bem interessante foi publicado pela Agencia Española de Protección de Datos - AEPD: privacidade no Linkedin. Com certeza a maior parte dos executivos de sua organização (em especial o presidente) utilizam e interagem pelo Linkedin, mas eles já pensaram na privacidade nesta rede social. Coloquei um link para a publicação da AEPD que tem um vídeo simpático mostrando como configurar a privacidade tanto para as pessoas de sua rede como para aqueles que não estão no primeiro nível.



Não basta achar um bom conteúdo e fazer apresentações, é essencial identificar o contexto e o perfil dos públicos alvo, alinhar o discurso com os negócios e manter o interesse com notícias sobre o tema, o resultado são pessoas conscientizadas e engajadas.


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery.

Comentários
Carregando...