Meu avô falava que o exemplo vem de cima, recentemente a Casa Branca, especificamente pelo Office of the National Cyber Director (Escritório do Diretor Nacional de Cibersegurança) divulgou o "2024 Report on the Cybersecurity Posture of the United States" (link no comentário). Esta publicação mostra o nível do compromisso do país com a segurança cibernética e, guardando as proporções, serve como exemplo para todas organizações.
O documento considera as seguintes tendências:
- Riscos evolutivos para infraestrutura crítica;
- Ransomware;
- Exploração da cadeia de cuprimentos;
- Spyware comercial;
- Inteligência artificial.
Dentre as recomendações apresentadas pelo documento destaco as seguintes, notem que nada é muito diferente do que sabemos mas nem sempre priorizamos e praticamos na intensidade adequada:
- Implementação de requisitos de segurança;
- Cooperação multidisciplinar;
- Gestão de incidentes;
- Investimento em capacitação, conscientização e engajamento.
Veja que também nesta publicação destaca a gestão de incidentes. As equipes de conformidade com a LGPD devem estar atentas para este tipo de iniciativa pois a maior parte das ocorrências e incidentes cibernéticos envolvem dados pessoais.
Bom fim de semana,
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.
____________________________
Quer conhecer um modelo degestão de incidentes que atenda tanto as boas práticas da segurança cibernética como a regulamentação da ANPD? Oferecemos uma apresentação de 30 minutos, você e sua equipe vão gostar. Para agendar me encaminhem uma mensagem pelo Linkedin ou preencha o formulário pelo linkhttps://mkt.modulo.com.br/demo-de-solucoes-gestao-incidentes.