Bom Dia LGPD

Dez Atitudes para a conformidade com a LGPD em 2025 - 5. Foque no Negócio


#bomdialgpd


Aproveitamos as duas primeiras semanas do ano para comentar algumas atitudes importantes que podem ajudar na melhoria da conformidade com a LGPD. São frutos da observação da implementação da conformidade em diversas organizações, de diferentes portes e segmentos. Nos artigos levantarei uma questão e apontarei um "call to action". No futuro nossos concorrentes também vão falar sobre isso :).


Organizei em temas, serão 10.


Hoje vamos falar sobre integração da proteção de dados pessoais com o negócio. Você pratica?


É comum escutar variações da frase "proteção de dados traz benefícios para o negócio", em termos gerais concordo, acho desejável e viável, mas o fato de estar em conformidade com a LGPD não significa que automativamente há alinhamento ao negócio. Ao contrário, se um projeto de adequação não foi concebido alinhado com o negócio, ele não o estará. Mas é possível ajustar.


Um auto diagnóstico não é suficiente, para considerar uma implementação integrada ao negócio é necessário que as própias áreas de negócio, e a alta gestão tenham esta visão. A fala da encarregada (DPO) do Nubank no encontro da ANPD é muito boa neste sentido. (link no comentário)


Call to Action


Proporcionalidade: A conformidade alinhada com o negócio não é para todos os produtos, serviços, processos, áreas, sistemas e agentes de tratamento. Deve ser feita uma implementação convencional no geral, e o alinhamento no específico;


Pacote de alinhamento com o negócio: A integração com o negócio corresponde a diferentes frentes de atividades de conformidade, que passam por melhorar a imagem no mercado, viabilizar contratos, responder a clientes, criar uma linguagem comum, viabilizar a conformidade de produtos para sua inserção no mercado, e outros;


Produtos, Serviços, Processos de Negócios e Áreas: É importante compreender os elementos da estrutura organizacional que têm maior demanda de proteção de dados. Pesquise em sua organização que produtos, serviços, processos de negócios e áreas têm necessidade de integrar o discurso de proteção de dados e privacidade. RH, Marketing, Produtos, Atendimento ao Consumidor e Vendas são potenciais aliados de primeira hora;


Clientes: Em empresas de B2C é possível encontrar muitos argumentos, mas também em negócios B2B há importantes argumentos de proteção de dados. Muitas grandes empresas e órgãos governamentais exigem que seus fornecedores estejam adequados à LGPD;


Alta gestão: Em uma primeira abordagem à alta gestão deve ser apresentando a visão internacional, as principais demandas organizacionais, a responsabilidade civil e, quando for o caso, a improbidade administrativa. A alta gestão deve ter visão tanto do alinhamento com o negócio como da responsabilidade corporativa;


Pares: As áreas que apoiam a conformidade com a LGPD (Jurídico, TI, Segurança, ...) têm o mesmo desafio de alinhamento com o negócio, um trabalho conjunto pode trazer bons resultados;


Responsáveis de áreas: São as áreas que identificarão a identidade de suas atividades com a proteção de dados. Um estudo prévio da área, junto com uma abordagem assertiva ajudam a abrir portas;


Colaboradores em geral: Estar integrado ao negócio é ao mesmo tempo uma ação top-down e botton-up. Proteção de dados pessoais e segurança cibernética são temas com alto grau de engajamento, os colaboradores aprendem na organização para aplicar em suas vidas pessoais. Criar um ambiente positivo para a proteção de dados pessoais ajuda no alinhamento com o negócio.


Importante


A área de proteção de dados e privacidade não deve atuar como "portadora de más notícias", e não deve ser vista como área do "não", mas sim como do "como" e "porque";


Os argumentos da multa e da "ANPD batendo na porta" são válidos mas estão longe de serem os mais importantes;


Adote uma abordagem assertiva, lembre que a LGPD é uma lei para pessoas e seu artigo primeiro define que o objetivo é "proteger os direitos fundamentais", o método, a técnica e a linguagem adotadas devem ser o mais objetivos possível.


Que falar sobre experiências em alinhamento com o negócio?. Podemos fazer uma apresentação sem custos para sua organização, me mande uma mensagem e nossa equipe organiza a agenda.


Ilustração gerada por IA. Prompt GPT4o. Por favor desenhe uma. imagem com uma profissional com um megafone fazendo anúncios dentro do escritório e sendo bem recebida por todos.


Bom domingo,


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery.

Comentários
Carregando...