#bomdialgpd
"To be, or not to be, that is the question"
Hamlet, William Shakespeare
Qual a relação entre profissionais com formação nas seguintes áreas:
- Administração
- Auditoria
- Contabilidade
- Direito
- Economia
- Engenharia de Produção
- Gestão de Projetos
- Letras
- Matemática
- Medicina
- Militar
- Psicologia
- Segurança Cibernética
- Tecnologia da Informação
Fiz uma rápida pesquisa pelo Linkedin e identifiquei que estas são algumas das formações de encarregados (DPO) em atividade em diversas organizações. Deve ser uma das maiores diversidades entre cargos e funções.
Esta semana em uma palestra surgiu este assunto e trago para reflexão: será que a formação e experiência do encarregado (DPO) e da equipe de conformidade impacta no resultado da conformidade com a LGPD?
Gosto do conceito de inteligência coletiva e equipes multidisciplinares, mas estes são assuntos que ainda estão em crescimento nas organizações (e têm tudo a ver com inteligência artificial).
A princípio a conformidade com a LGPD é a interseção entre os objetivos e as decisões de negócio com os requisitos da LGPD e publicações da ANPD e outras autoridades. Independente da formação do DPO e da equipe de implementação e sustentação, o modelo do atendimento à lei deveria ser o mesmo.
Todos nós tendemos a trazer os assuntos corporativos para nossa zona de conforto de formação e experiência. No caso da conformidade com a LGPD não há uma formação específica, e os profissionais que assumem o desafio precisam aproveitar o seu conhecimento e juntá-lo com outros, preferencialmente em um time multidisciplinar.
No curto prazo este assunto está aumentando de importância, em especial com a chegada da regulamentação da inteligência artificial.
Independente da formação, os encarregados (DPOs) e equipes precisam estar atentas e se manter em aprendizado contínuo.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery
Prompt do DALL-E 3: "A robot humanoid actor, performing the famous 'To be, or not to be' scene from Hamlet, holding the skull of another robot, all rendered in the artistic style prevalent during Shakespeare's era, blending historical drama with futuristic elements."