#bomdialgpd
Nas iniciativas de conscientização e engajamento corporativo, o principal objetivo deve ser motivar os colaboradores e prestadores de serviços para a ação. No caso da proteção de dados pessoais e segurança cibernética, as oportunidades de engajamento são muitas pois os temas atraem a atenção e o interesse do público alvo.
O engajamento será tanto maior quanto à identificação com o tema. Para ajudar na contextualização, identificação e organização do conteúdo, divulgo aqui duas pesquisas com números e argumentos que podem ser utilizados em palestras, lives e mensagens.
Em primeiro lugar o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, elaborado pela Serasa Experian, que realizou consultas com consumidores e organizações, demonstrando que o interesse de pessoas e empresas está alinhado (link no comentário).
Outra ótima pesquisa foi feita pelo Datafolha e mostra os brasileiros sofreram um prejuízo estimado em R$ 71,4 bilhões devido a fraudes digitais em um ano.
Há muitos temas envolvidos que despertam a curiosidade e fazem parte do dia a dia: roubo de celular, grandes vazamentos de dados, golpe pelo whatsapp, spam, phishing, engenharia social, golpe da maquininha, invasão de redes sociais, e outros.
As ameaças cibernéticas são adversários comuns dos usuários e das organizações. Montar um bom roteiro permite transformar os usuários em uma linha de defesa.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.
Comentários: Pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pela Folha - https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/08/fraude-digital-e-roubo-de-celular-dao-prejuizo-de-r-71-bi-em-1-ano-aponta-datafolha.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa
Relatório de Identidade Digital e Fraude 2024, Serasa Experian - https://www.serasaexperian.com.br/images-cms/wp-content/uploads/2024/06/Serasa-Experian-Relatorio-de-Identidade-Digital-e-Fraude-2024.pdf