#bomdialgpd
Hoje tem spoiler no final.
Após o projeto da LGPD é chegada a hora de implementar o processo da LGPD.
Por mais que se invista em software, processos, especialistas, ameaças de multa, treinamentos e conscientização, a conquista de um processo eficaz vem por meio do engajamento. Engajar é complexo, subjetivo, desafiador e tem poucos benchmarkings.
A LGPD se aplica a praticamente todos os colaboradores, terceiros, processos, áreas, fornecedores, sistemas, contratos e dados, e a operação e as decisões estão nas mãos das pessoas; estas pessoas precisam estar engajadas.
Um time engajado é proativo e envolvido na causa, a LGPD não é uma lei empresarial, mas uma lei de direitos (Art 1), e um de seus princípios é a autodeterminação informativa (Art 2 inc II), exige proatividade e automotivação.
Realizar palestras e distribuir políticas são um bom começo, mas ainda não geram engajamento. Conscientização, motivação, evangelização, aculturamento e outros termos similares são atitudes top-down com eficácia limitada; o engajamento é uma semente orgânica e quando nutrida e cresce naturalmente e preenche a organização de baixo para cima - de preferência alinhada com o propósito da organização.
Daqui a alguns dias vamos falar sobre 'a fórmula do engajamento' - não é porção mágica nem alquimia.
Spoiler1: sua organização já deve ter os recursos e o conhecimento para engajar;
Spoiler2: pode ser que as pessoas de sua organização estejam engajadas e você ainda não saiba;
Spoiler3: não é necessário engajar 100%.
Boa semana a todos,
Obrigado,
Abraço,
FNery.
Comentários: Pessoal, eu tinha esquecido de indicar uma live ... atualizei o artigo. Abraço, https://youtu.be/aJKlHxwBIEY