Com a evolução da conformidade com a LGPD, após a chega uma hora que a implementação precisa estar integrada com o negócio, o que exige maior participação e melhor comunicação entre a equipe de proteção de dados e os colaboradores, equipes multidisciplinares e pontos focais nos departamentos, essenciais para automatizar o Programa de Governança em Privacidade. A partir deste cenário, identificamos alguns desafios para o aumento da maturidade da conformidade com a LGPD, principalmente no que se refere à comunicação e rastreabilidade:
- Canal de consulta - implementar um canal ágil para que os colaboradores, agentes de tratamento, equipe multidisciplinar e pontos focais das áreas possam consultar e acionar a equipe de proteção de dados e privacidade;
- Gestão do Conhecimento - Manter um repositório de Políticas, Boas Práticas, Leis, publicações da ANPD e outros;
- Engajamento e Atualização de informações - Um canal automático com os colaboradores ajuda nas campanhas de conscientização e na distribuição de questionários. O chatbot administra a campanha, os lembretes e os prazos;
- Uso do software - Com o aumento da maturidade da conformidade com a LGPD, aumenta o número de usuários do software de gestão de proteção de dados e privacidade, o que exige uma forma ágil para acesso aos recursos, considerando as dificuldades de capilarizar um software por toda a organização;
- Atestação de políticas - As políticas de proteção de dados precisam ser conhecidas por todos os colaboradores que devem atestar que tomaram conhecimento dela;
- Excesso de canais para comunicação - É necessário organizar um plano de comunicação, uma vez que o uso de email tem baixa eficácia, escalabilidade e rastreabilidade. Emails se perdem, não são respondidos e não formam um workflow;
- Gestão de alertas - Os alertas precisam ter seus públicos e intensidade definidos e forma a buscar respostas rápidas;
- Gestão de Prazos - As definições da ANPD têm formalizado prazos rigorosos que precisam ser administrados, os prazos são contados a partir do momento que qualquer pessoa da organização tome conhecimento de um pedido do titular, uma solicitação, uma ocorrência ou de um incidente.
Os recursos de Inteligência Artificial e chatbots podem dar uma nova dinâmica à implementação da LGPD, assim como em compliance, gestão de riscos, auditoria e segurança. Nesta quinta 10h30 faremos a live "Robôs e Inteligência Artificial em Risk, Privacy e Cybersecurity", quando vamos falar sobre como a IA e os chatbots podem ajudar na gestão de programas de conformidade e controles considerando os aspectos legais, tecnológicos e de integração com o negócio.
Inscreva-se e divulgue para sua equipe, vão gostar.
Boa semana,
Obrigado,
Abraço,
FNery
Descrição da imagem no DALL-E: "A customer making a payment at the supermarket checkout using facial biometrics. Hiperrealista, fotografia, futurista, renderização em 3D, arte digital, alta qualidade, alto detalhe."