#bomdialgpd
Só sei que nada sei - Sócrates
Os processos de conformidade com a LGPD têm ganho significativa maturidade com o tempo, conceitos que eram polêmicos há um ano hoje estão bem definidos. Mesmo na Europa ainda há indefinições, o que deve crescer com a regulamentação do uso da inteligência artificial.
Um projeto de conformidade com a LGPD é a interseção entre os requisitos da LGPD e as regras de negócio: há temas que estão bem claros e definidos, outros indefinidos e uma área cinza de dúvidas, porém os conceitos estão claramente em evolução em todo o mundo e o tema será alvo de mudanças constantes.
É bem importante que os responsáveis pela conformidade pela LGPD em uma organização conheçam as publicações da ANPD e acompanhem os debates dos especialistas; o atendimento à LGPD pode ser um diferencial competitivo e também remeter a sanções e desgaste de imagem, o fato de não estar atualizado pode fazer gastar energia e recursos em atividades pouco necessárias.
Assuntos como consentimento e legítimo interesse por exemplo evoluíram bastante nos últimos tempos, e a boa notícia é que esta evolução levou à simplificação de entendimento, a maiores consensos entre as áreas, a cláusulas consensuadas e à adequação das aplicações.
Projetos corporativos são um desafio neles mesmos, é importante manter humildade e aprender todo dia.
Boa semana,
Obrigado,
Abraço,
FNery.
Comentários:
Artigo do Alberto sobre quantificação de riscos cibernéticos. Tema importante para o alinhamento com o negócio - https://www.linkedin.com/posts/albastos_riscos-cybersecurity-cyberseguranaexa-activity-6944595917010305024-uopC?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web