Bom Dia LGPD

✉️ Mensagens ao SAC direcionadas ao DPO


Fernando Nery
Sócio da Módulo

Tenho visto muitos casos que o consumidor descobre o canal do DPO / Encarregada/o, e o utiliza para encaminhar reclamações seja por vontade própria ou orientada por um advogado. Casos semelhantes acontecem com canais de denúncia, ouvidoria e de assistência técnica, por exemplo.


É a típica mensagem importante que não deve ser perdida. Sugiro criar um protocolo junto com a área de SAC, inclusive porque há casos que o prazo é importante. Algumas questões:


  • Qual o impacto legal ou regulatório de o consumidor encaminhar ao encarregado uma mensagem que deveria ir para o SAC?
  • O assunto deve ser arquivado ou deve-se dar consequência?
  • O consumidor deve ser contactado pela equipe do encarregado com uma mensagem padrão ou passa para a área competente?
  • Deve ser feito um fluxo formal interno para a passagem da mensagem?
  • Como garantir que mensagens urgentes sejam tratadas de forma prioritária?
  • Quais as responsabilidades e limites da atuação do DPO quanto a mensagens que não tratam diretamente de proteção de dados?
  • É necessário registrar e acompanhar o redirecionamento das mensagens para garantir que todas sejam devidamente tratadas?
  • Como informar os consumidores sobre o canal correto para suas solicitações e reclamações?
  • Como medir a eficiência do processo de redirecionamento das mensagens?


O canal da/o encarregada/o será cada vez mais acionado, é importante implementar protocolos.


Bom feriado,


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery.

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Como podemos ajudar:



  • Conformidade com a LGPD;
  • Automatização da Conformidade com a LGPD;
  • LGPD as a Service;
  • Retaguarda técnica ao DPO/Encarregado.


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