Interrompemos a sequência de sugestões de atitudes para a proteção de dados em 2025 para anuncia a publicação do principal orientador mundial de riscos, o 20o. The Global Risks Report 2025 (link no comentário), principal documento global de riscos, publicado anualmente como insumo para o WEF - World Economic Forum, Fórum Econômico Mundial.
Para chegar ao documento, é realizada uma identificação global de ameaças, riscos, probabilidades e impactos, que gera uma série de análises e avaliações. A informação que faz mais sucesso é a lista de riscos (na verdade deveriam ser ameaças, mas é uma boa "licença poética"), que apresenta os principais riscos atuais e futuros:
Nesta lista destaca-se que a desinformação decorrente do amplo uso combinado de inteligência artificial, redes sociais e recursos digitais, é o principal risco. Vale notar que em termos gestão de riscos é um trabalho contínuo, dinâmico e com forte impacto dos acontecimentos, em 2020 esta mesma pesquisa não destacou a decretação de lockdown que aconteceu 2 meses após, e em 2022 não destacou as consequêcias da guerra entre Russia e Ucrânia. Esta lista é uma visão internacional, no Brasil por exemplo, os riscos em destaque são econômicos e internacionais.
Pelo segundo ano consecutivo, a desinformação está em primeiro lugar como o maior risco, o que traz impactos geopolíticos mas também nas organizações, que terão que administrar as informações falsas em suas atividades, reputação, produtos, serviços, mercados, e também arcar com a gestão de crises e ações judiciais decorrentes da desinformação.
- Danos à reputação;
- Crises de confiança;
- Aumento de ataques cibernéticos;
- Decisões estratégicas prejudicadas;
- Polarização interna;
- Impacto nos negócios;
- Custos com tratamento das consequências.
O relatório apresenta em 5o lugar o risco cibernético, com destaque para assuntos sofisticados como:
- Avanço da ciberespionagem e guerra cibernética;
- Manipulação modelos de IA;.
- Violação de privacidade em videovigilância, câmeras de CFTV e reconhecimento biométrico;
- Ataques à Cadeia de Suprimentos Cibernética;
- Intersecção de Biotecnologia e Cibersegurança.
Na proteção de dados e privacidade são citadas como principais previsões:
- Algoritmos e Viés Algorítmico;
- Vigilância e Monitoramento;
- Desinformação e Desafios de Transparência;
- Polarização Social e Privacidade;
- Falta de Conscientização.
Vale ler e entender o relatório, a IA pode ser um aliado, suba o relatório para o Chatgpt e faça perguntas e associe a outros contextos.
Boa leitura,
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.
Comentários:
Global Risks Report 2025 - https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2025/