A Política de Privacidade e Cookies é um instrumento que apoia a estratégia de proteção de dados pessoais ou é o mero cumprimento de formalidade? Ela ajuda na criação de cultura e no posicionamento, ou somente será lida caso haja algum problema?
Semana passada o ICO (Information Commissioner's Office - regulador do Reino Unido) repercutiu (link no comentário) uma matéria da BBC na qual a Tax Policy Associates incluiu em sua política de privacidade a oferta de uma garrafa de vinho de boa qualidade para aquele que primeiro lesse e reinvidicasse, o que demorou três meses após a publicação. E tem mais ... o vencedor não era um titular em busca em busca de seus direitos, mas um profissional procurando inspiração para a sua própria política.
O prêmio foi uma garrafa do vinho francês Château de Sales 2013/14, Pomerol, que custa umas 35 Libras (uns 225 Reais) nos sites na Inglaterra.
Além da proteção de dados pessoais as organizações publicam políticas e outros documentos de gestão de riscos, segurança cibernética e chegando a inteligência artificial. Isso tudo é lido? No início do ano escrevi o artigo "Quem vai ler o que você escreve? (Operações de Tratamento, RoPA, RIPD, LIA, Riscos, Políticas, Ciclos de Vida, ...)" que comenta um pouco sobre este assunto. (link no comentário)
Boa Semana,
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery