Bom Dia LGPD

Proteção de dados é fim ou meio?


#bomdialgpd


'Eu sou o início, o fim e o meio.'
Gita, Raul Seixas


Não precisa ir muito longe para chegar à resposta ao título, o primeiro artigo da LGPD define seu objetivo e define que proteger dados é um meio para chegar ao objetivo definido pela lei:


Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.


Dentro das organizações, 'proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural' também é um meio.


Os projetos de conformidade com a LGPD crescerão em relevância ao estarem alinhados com os objetivos da organização.


Os primeiros aspectos do alinhamento são a racionalização do uso de dados pessoais por meio da minimização e migração do modelo de tratar 'o máximo de dados possível' para 'o mínimo necessário', a conformidade também ajuda a padronizar as formas de coleta e de tratamento de dados pessoais, reduzir a papelada e outras medidas que ajudam a organizar e otimizar o tratamento de dados pessoais.


Além da racionalização, o que pode tornar a LGPD aliada ao negócio é o apoio à imagem e a reputação. Em projetos ESG por exemplo, a proteção de dados pessoais se encaixa no S de social.


A maturidade do alinhamento entre o tratamento de dados pessoais e o negócio é quando o tema começa a apoiar os produtos e os serviços da organização, por exemplo: no varejo, a proteção dos dados do cliente nos pontos de venda, na comunicação e nos meios de pagamentos é essencial; as organizações de saúde têm sua missão intrinsecamente ligada ao tratamento de dados sensíveis, e há oportunidade em diversos segmentos. No geral a proteção de dados pessoais pode ser um importante componente da experiência do cliente (CX - customer experience).


Os projetos de conformidade com a LGPD crescerão em relevância ao estarem alinhados com os objetivos da organização. Após implementar o projeto de conformidade com a LGPD, o próximo passo é alinhar o tratamento de dados pessoais ao negócio, o que fortalecerá o processo e a equipe.


Bom fim de semana a todos.


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery

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