Uma das maneiras mais claras de um projeto de conformidade com a LGPD trazer valor ao negócio é quando o produto demanda privacidade e isso acontece mais que possa parecer. Os casos mais claros estão nos produtos digitais que demandam a segurança cibernética por padrão e por "design" (data protections by design, data protection by default, security by default e security by design).
Mesmo fora dos produtos digitais há grande demanda para a inclusão da proteção de dados nos produtos (e sempre em paralelo integrar com a segurança cibernética). Uma empresa de serviços de saúde para empresas por exemplo tem a demanda de constantemente prestar contas aos seus clientes sobre proteção de dados, e a exigência começa no início da relação.
O site do ICO (agência reguladora de proteção de dados do Reino Unido - Information Comissioner's Office) é uma das principais fontes para novas implementações em proteção de dados e disponibiliza o documento "Designing products that protect privacy" que contém uma ótima seção "How to think about privacy in product design".
A maturidade da conformidade com a LGPD será pela proximidade cada vez maior com o negócio e a governança. Vale estar atento.
Boa semana,
Abraço,
FNery
Descrição da imagem no Dall-e: "A hyperrealistic 3D rendered digital art piece resembling a high-quality photograph, showcasing an advanced production line in a modern factory."