Bom Dia LGPD

Riscos Tecnológicos em Destaque no WEF/Global Risks Report


Fernando Nery
Sócio da Módulo
"A única constante é a mudança."
Heráclito de Éfeso, filósofo grego sec VI a.C.


#bomdialgpd


Anualmente o World Economic Forumdivulga sua pesquisa anual Global Risks Report, o maior investimento em avaliação global de riscos que apoia o Fórum Econômico Mundial, principal encontro mundial de lideranças públicas e privadas, que acontece no mês de janeiro.

Nos últimos anos as avaliações mostraram o quanto é difícil a ciência de prever o futuro e relacioná-las ao contexto, em 2020 o relatório não tinha a Covid-19 ou outra pandemia como risco, em 2022 não citou como risco alto a possibilidade da invasão da Russia à Ucrânia ou outra guerra de porte similar, e em 2023 não tratou da inteligência artificial. Gerir risco não é fazer adivinhação, e estes desvios mostram o desafio de gerir incertezas e a relevância de estar pronto para dar respostas.


"Risco é o efeito da incerteza nos objetivos"
ISO 31000


O relatório deste ano aponta os efeitos do uso da Inteligência Artificial como o principal risco no cenário de dois anos e a insegurança cibernética em quarto lugar. Acompanho esta pesquisa desde a primeira edição há 18 anos e esta é a edição com maior destaque dos riscos tecnológicos, porém o relatório continua a destacar os riscos ambientais e do clima (principalmente na visão de 10 anos, inclusive alertando para cenários de não retorno), econômicos, sociais e geopolíticos.



A desinformação decorrente do aumento do uso da inteligência artificial é o principal risco até 2026 e está descrito (em tradução livre) como: "Informações falsas persistentes (deliberadas ou não) amplamente difundidas através das redes de comunicação social, mudando a opinião pública de forma significativa no sentido da desconfiança nos factos e na autoridade. Inclui, mas não está limitado a: conteúdo falso, impostor, manipulado e fabricado.". Neste contexto o relatório traz alertas quanto a fraudes, viés, privacidade, eleições e outros.

Quanto à Insegurança Cibernética (gosto deste termo) são associados aos crimes cibernéticos, vulnerabilidades, IA e privacidade.

Tenho falado nos artigos sobre a importância de uma abordagem integrada de controles tecnológicos envolvendo Gestão de Riscos, Segurança Cibernética, Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial.


Inclui o link do estudo no primeiro comentário, é uma ótima leitura de final de semana, um dos documentos mais maduros no mundo.


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery


Prompt do DALL-E 3: "Produce a realistic image depicting a group of children of various ethnicities, sizes, and ages, each drawing simple, vibrant lines and strokes on the ground with colored chalk. Emphasize the lively and playful atmosphere, focusing on the bright colors of the chalk and the spontaneous patterns, while showcasing the diversity among the children.."


Comentário: Global Risks Report 2024: https://www.weforum.org/publications/global-risks-report-2024/

Comentários
Carregando...