Bom Dia LGPD

Saber identificar fakenews é uma competência importante


Fernando Nery
Sócio da Módulo

#bomdialgpd


"o meio é a mensagem"
Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem, Marshall McLuhan


Cada vez mais somos bombardeados por notícias falsas, as chamadas fake news, e a inteligência artificial tem sido aliada dos produtores das mentiras que têm sido distribuídas em pequenos ou grande volumes, em um grande número por todos os canais e formatos (SMS, redes sociais, emails, vídeos, imagens, voz, escrita, ...).


Uma mentira pode estar escondida em uma notícia verdadeira que é desvirtuada para chegar ao objetivo de seu criador. Estas notícias falsas estão crescendo em volume, sofisticação e velocidade de distribuição.


As fakenews podem ser aplicadas por exemplo na relação entre duas pessoas, em disputas empresariais, nas discussões políticas ou na produção de phishing. Cada vez mais é difícil identificar as mentiras pois elas têm sido escondidas em contextos para enganar aquele que recebe a mensagem. A inteligência artificial tem ajudado na construção de narrativas falsas travestidas de verdade.


Profissionais que atuam em controles, proteção de dados pessoais e segurança cibernética precisam ter habilidades para reconhecer as fakenews quem podem estar em uma conversa do dia a dia ou ter alcance mundial, inclusive impactando a reputação de organizações.


Em uma época que a internet sequer era imaginada e os meios de comunicação eram limitados, meu avô usava a expressão "mais rápido que notícia ruim" mostrando que a circulação de informações é impulsionada pelo comportamento das pessoas.


Para combater as fakenews estão surgindo técnicas, regulamentações e ferramentas de verificação. O INCIBE - Instituto Nacional de #Ciberseguridad da Espanha, criou uma comunicação para alertar os cidadãos sobre as fakenews e apresentar alguma técnicas para identificá-las e combatê-las (link no comentário, funciona bem com o Google Translator). No texto há uma orientação essencial: "não compartilhe antes de confirmar".






Em suas comunicações, o INCIBE também divulgou orientações para identificação de links maliciosos (também nos comentários):




As fakenews são uma fronteira da ética e está presente no mundo dos negócios e nas relações governamentais, saber identificá-la é uma importante competência. Dentro do objetivo de transformar as pessoas em uma importante linhe de defesa em proteção de dads e cibersegurança, este é um tema relevante para ser incluído nas campanhas de conscientização e engajamento.


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery


Descrição da imagem no DALL-E 3: "Design an image of one humanoid robot whispering into the ear of another robot as if sharing a secret, capturing the moment with an emphasis on the intimate and human-like interaction between the two machines."

Comentários
Carregando...