Esta semana estamos falando sobre temas que podem ser interessantes em campanhas de conscientização e engajamento, de forma a fortalecer as pessoas como uma barreira de proteção e segurança.
Por exemplo, contar histórias dos bastidores da negociação da aprovação da LGPD, ou mostrar a diferença sobre de tamanhos de chave de criptografia (já vi estes temas consumindo preciosos minutos de apresentações como centenas de pessoas mobilizadas), e outros assuntos de baixa motivação, causam efeito contrário na conscientização e engajamento.
Para engajar as pessoas é necessário trazer assuntos que interessam em sua vida pessoal e familiar, e fazer associação com as providências a serem tomadas dentro da organização. Quanto mais as pessoas se protegem, mas as organizações estão protegidas e quanto mais a organização ensina as pessoas, mas as pessoas estarão protegidas.
Esta semana a AEPD, regulador da Espanha, divulgou uma campanha sobre sharenting (uma junção entre share/compartilhar e parenting/parentalidade), quando pais, mães e pessoas próximas divulgam fotos de crianças em redes sociais e outros canais. No link do comentário há uma série de considerações sobre o assunto.
A não ser em uma maternidade ou creche, em uma organização há poucas aplicações diretas para o sharenting, mas o assunto é uma forma de atrair a atenção das pessoas e associar a preservação de informações, vazamento de dados, compartilhamento, phishing e outros.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.
Comentários: Diez razones para el sharenting responsable, campaña para concienciar sobre el uso de imágenes de menores de edad en Internet - https://www.aepd.es/prensa-y-comunicacion/notas-de-prensa/diez-razones-para-el-sharenting-responsable-campana-para