#bomdialgpd
Semana passada recebi uma mensagem de golpe pelo whatsapp e do outro lado disseram ser a minha filha com a velha história de que trocou o número, chegou ao limite da conta e precisava que eu pagasse um boleto por pix.
A hora da chamada foi a pior possível, eu estava no meio de uma atividade que exigia atenção, e respondi rapidamente, ainda chamei de filha, o que fez o vagabundo começar a me chamar de pai 🤬.
Logo após esta mensagem, no meio de um trabalho que exigia atenção total, verifiquei que era um golpe e conduzi a conversa (não recomendo continuar conversa caso não tenha experiência) para obter o número do pix, fazer as denúncias no banco e no whatsapp (link de denúncias no whatsapp no comentário).
Depois disso soube que as quadrilhas que lançam estes golpes já é composta por milhares de presos, que mandam mensagens de suas celas, têm metas e, quando não as cumprem, apanham na prisão.
Este tipo de abordagem exige atenção total, quanto menos se espera, qualquer um pode ser abordado. Esta semana também me chegou uma mensagem de phishing super bem feita, simulando uma assinatura do Docusign, me impressionou a qualidade e a abordagem.
Os phishings e as abordagens de golpistas por diferentes canais está aumentando em quantidade e qualidade, os fraudadores têm utilizado técnicas cada vez mais avançadas, inclusive com inteligência artificial.
As campanhas para educação, conscientização e engajamento devem ser constantes, a Febraban tem um ótimo site com dicas que podem ser usadas em campanhas (link no comentário).
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery
Links:
Antifraude Febraban - https://antifraudes.febraban.org.br/
Denúncias Whatsapp - https://faq.whatsapp.com/2286952358121083/?locale=pt_BR