Uma das conformidades com a LGPD é a disponibilização do contato do DPO / Encarregada/o, o que na grande maioria das vezes é atendido por meio da disponibilização do email do DPO no site do controlador.
As avaliações que fazemos sobre as caixas de entrada do DPO mostra realidades bem diferentes com casos que recebem dezenas de mensagens por dia e exigem uma triagem, a casos que raramente são acionados. Em todas as realidades, os SPAMs e phishings são um ponto em comum: espertalhões fazem "raspagem de site" para capturar emails e utilizá-los totalmente fora de propósito e finalidade, ao arrepio da LGPD, oferecendo quinquilharias, inclusive cursos, livros, sistemas, serviços e produtos para conformidade com a LGPD 😱.
No caso dos SPAMs, deixo uma dica para ser avaliada: manter as mensagens recebidas em uma caixa de arquivo morto, isso mostra que o canal com o DPO está em atividade e funcionando, já orientamos dois clientes a utilizar este recurso em casos que o remetente afirmava ter encaminhado mensagem.
Outra dica, no caso de SPAMs evite clicar no botão de "não receber mais mensagens", pois isso só aumenta o valor do seu email na lista dos SPAMzeiros, lembre-se:
SPAM é precursor do phishing
A gestão da conformidade com a LGPD tem muitos detalhes, as equipes de conformidade precisam estar atentas.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.