#bomdialgpd
Dos canais de comunicação, o Whatsapp tornou-se o mais pessoal, é a ferramenta que a maior parte das pessoas elegeu para conversar com os amigos e a própria tecnologia evoluiu neste caminho.
Talvez por isso receber spam pelo Whatsapp incomoda tanto, é mais intrusivo. Meu número é o mesmo há mais de 20 anos e deve estar em todas as listas.
Para piorar a situação, de vez em quando surge um novo meio de abordagem, vejam que horror, os spammers criam um grupo e te retiram quando a mensagem chega, e deixam um telefone para ligar. Recebi umas 20 diferentes este fim de semana, mais ou menos assim:
Notem que parece ser algum prestador de serviço utilizando a imagem de planos de saúde, o que é pior ainda, estas empresas nem devem saber que isso está acontecendo, parece um uso indevido de marca.
Algumas perguntas: Os encarregados das empresas que têm sua marca usada como chamariz de spam devem registrar o incidente? O prestador de serviço está atuando como operador? O titular deve denunciar o prestador de serviços remetente da mensagem (cujo nome não aparece) ou a empresa cujo logotipo aparece? Há regulamentação sobre o assunto da ANS ou Procon?
Estes casos sempre trazem aprendizados para as equipes de conformidade com a LGPD, que devem orientar as equipes de marketing e vendas para estarem atentos para estes casos.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.