#bomdialgpd
Capacitar os usuários é uma das maneiras mais baratas e eficientes de aumentar o nível de segurança. A boa notícia é que as pessoas gostam de dicas de segurança e proteção de dados pois usam em suas vidas pessoais e orientam a família e os amigos - quem nunca falou sobre golpes em whatsapp num churrasco ou em uma mesa de bar?
A arte da conscientização e engajamento não se trata de ensinar técnicas específicas de proteção, mas apresentar assuntos que motivem os usuários a estar sempre atentos e cada vez mais protegidos. É uma transformação orgânica, é o costume que aumentará a segurança e não o assunto tratado na campanha de conscientização.
Esta semana o INCIBE - Instituto Nacional de Ciberseguridad divulgou uma série de dicas (link no comentário - em espanhol) que podem servir de orientação e inspiração para campanhas, além de trazer dicas úteis para os usuários. Algumas dicas podem parecer redundantes, mas a atitude se faz pela ação e pela repetição, algo na linha dos avisos dados pelos comissários antes de um avião decolar.
As agências reguladoras de proteção de dados e segurança cibernética da Europa e EUA divulgam frequentemente campanhas de proteção, boa parte delas vinculadas a assuntos que ajudam a proteger as ameaças cibernéticas da ocasião.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery.
Comentários: ¡Alerta con el carding! Pueden usar los datos de tus tarjetas - https://www.incibe.es/ciudadania/blog/alerta-con-el-carding-pueden-usar-los-datos-de-tus-tarjetas