Em termos gerais uma certificação tem dois grandes objetivos: fortalecer a imagem ou melhorar o modelo de gestão forte.
Organizações com presença no mundo digital procuram a certificação para fortalecer a sua imagem, demonstrando ter cuidado com os temas certificados. Por outro lado, empresas que pretendem manter um sistema de gestão sólido e um alto nível de conformidade buscam na certificação uma maneira de aderir a um framework sólido e ser submetido a auditorias externas anuais.
No caso da ISO 27701 há uma lei que exige conformidade, desta forma a certificação precisa se submeter à LGPD. Um aspecto relevante a ser considerado é que a lei se aplica a toda a organização e a certificação ISO 27701 pode ser realizada em um escopo específico. Algumas vantagens e desvantagens sobre a certificação na ISO 27701:
- Fortalece a conformidade com a LGPD e as publicações das autoridades reguladores, mesmo que o escopo da certificação não seja toda a organização, o ambiente certificado serve como exemplo para toda a organização e as políticas corporativas são comuns;
- Melhora a gestão de riscos ao implementar um sistema de gestão;
- Fortalece a confiança e a reputação da organização junto aos stakeholders;
- Facilita a integração com outros sistemas de gestão como ISO 9001 (qualidade), 27001 (segurança), 37001 (antissuborno), 22301 (continuidade de negócios), 42001 (inteligência artificial) e outras;
- Representa uma vantagem competitiva perante aos concorrentes;
- Traz custos de implementação e manutenção;
- Tem um processo de implementação complexo;
- Exige recursos especializados;
- São necessárias auditorias regulares;
- A organização precisa passar por uma adaptação cultural.
No caso da certificação ISO 27001, as vantagens e desvantagens são similares e é importante destacar o fortalecimento da segurança da informação e cibernética.
Obrigado,
Aquele abraço,
FNery