No 1º round de nosso Desafio de IA, realizamos uma competição entre o Bard, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI em uma batalha de perguntas e respostas. Exploramos a habilidade desses sistemas em formular perguntas, simulando um aspecto fundamental da inteligência humana. Foi uma exibição surpreendente que revelou o quanto a Inteligência Artificial avançou nesta habilidade.
Agora, no 2º round, vamos para mais uma competição entre Bard x ChatGPT, dessa vez, para ver qual fornece os melhores conselhos, relacionados à Carreira para profissionais de TI diante de seis cenários em situações do dia a dia profissional:
- Progressão de Carreira
- Transição de Carreira
- Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal
- Gestão do Estresse
- Desenvolvimento Contínuo e
- Desenvolvimento de Liderança
Mesmo sendo cenários direcionados para profissionais da área de TI, as dicas são úteis e merecem a atenção de quem atua em qualquer área. Vamos conferir?
Neste desafio, adicionamos uma nova dimensão: a experiência humana. Tivemos a honra de contar com a colaboração da Silmara Pereira dos Santos , Executiva de RH e Mentora de Carreira, que avaliou o estilo de comunicação, em termos de forma, para as respostas dadas quando alguém precisa de algum conselho!
Com doze anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, Silmara Pereira dos Santos é especialista e trabalha com o desenvolvimento de talentos, gestão de desempenho, treinamentos técnicos e comportamentais, branding do empregador e experiência dos funcionários.
Com a ajuda dela, vamos avaliar como as IAs, Bard e ChatGPT, podem oferecer conselhos práticos e ao final, em sua opinião saber quem se saiu melhor?
Progressão de Carreira
Começamos por avaliar as sugestões sobre Progressão de Carreira. A pergunta se referia a quais passos um profissional de TI que deseja avançar para um papel de Gerente, mas que não tem certeza se tem as habilidades de liderança necessárias ou como desenvolvê-las deveria seguir.
ChatGPT
O estilo de comunicação do ChatGPT soa mais humanizado, robusto e completo. As dicas compartilhadas foram como Autoavaliar suas Habilidades, ter Proatividade, Buscar por Mentor ou Coach, Aproveitar a disponibilidade de recursos de aprendizado online, Gerenciar o Tempo e Priorizar, Desenvolver habilidades como Comunicação e Resolução de Conflitos, Buscar Feedback Contínuo, Participar de Workshops e Eventos para expandir rede de contatos e ter Experiências Práticas de Aprendizado.
Bard
O estilo de comunicação do Bard é mais sintético, diretivo e objetivo. As dicas, em alguns casos, coincidem com as do ChatGPT, mas com outras palavras ou mesmo sugerindo outra abordagem. Um destaque positivo foi a dica: desenvolva suas habilidades de liderança, que apesar de parecer genérica, ao final do texto, é mencionada uma lista de habilidades específicas para profissionais de TI, como: Comunicação, Resolução de Problemas, Tomada de Decisão, Gestão de Tempo, Motivação (ser capaz de motivar equipe a alcançar objetivos, criar senso de propósito, fornecer feedback positivo e reconhecer sucesso), o que ajuda a dar mais clareza e contexto.
Outra sugestão foi: converse com outros Gerentes, apesar de ser um caminho interessante, de busca por aprendizado por meio do conhecimento de outras pessoas, foi trazida de modo menos específico. Segue o comparativo em questão:
Dica ChatGPT - Mentor ou Coach: Busque um Mentor ou Coach na área de gerenciamento ou liderança. Essa pessoa pode oferecer orientação, conselhos e compartilhar experiências para ajudá-lo a crescer como líder.
Dica Bard - Converse com outros gerentes: converse com outros gerentes em sua empresa ou em sua comunidade para obter conselhos e orientação. Eles podem compartilhar suas experiências e dicas para ajudá-lo a se preparar para uma carreira de liderança.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
O ChatGPT, para o cenário sobre Progressão de Carreira, apresentou respostas mais estruturadas, detalhadas, com acabativa e lógica (começo, meio e fim), e com contexto (justificando o porque das sugestões). Ganhou o duelo em termos de volume de alternativas 10 (ChatGPT) x 4 (Bard) e de coerência em termos de possível impacto positivo caso sejam colocadas efetivamente em prática as dicas mencionadas. Além de trazer informações complementares em forma de introdução e fechamento, reforçando a importância de seguir os passos, ou seja, seu poder de convencimento levou vantagem nessa primeira disputa!
Transição de Carreira
Em relação ao segundo cenário: Transição de Carreira, a pergunta foi sobre por onde alguém da área de TI, que quer se especializar em Segurança da Informação, mas que não sabe por onde começar deveria seguir, procurando aconselhamento em trilhas de aprendizagem e possíveis rotas de progressão. Quem será que levou a melhor nessa?
Destaques ChatGPT
A linha racional do ChatGPT segue se destacando em relação ao Bard. Foram sugeridos passos como: realizar pesquisa e autoavaliação (para entender o campo de segurança da informação, identificar as diferentes funções e especializações dentro da área para então descobrir quais aspectos mais te interessam). Feito isso, sugeriu autoavaliar as habilidades, conhecimentos e experiências para determinar quais competências possui e quais precisam ser desenvolvidas. Buscar por Certificações de segurança, como a (CompTIA Security+, Certified Information Systems Security Professional (CISSP), Certified Ethical Hacker (CEH) e Certified Information Security Manager (CISM), realizar cursos e treinamentos (presenciais e online), participar de comunidades e eventos, como forma de se juntar a grupos de discussão e interagir com outros profissionais da área. Realizar estágios e projetos paralelos, como forma de aplicar seus conhecimentos, ganhar experiência e criar portfólio, investir em Networking, construindo sua rede profissional na área, procurar por pessoas com experiência em segurança da informação e que possa atuar como sua Mentora, oferecendo conselhos e acelerando seu processo de transição de carreira, fechando com a atualização contínua, visto que é um campo em constante evolução e, por isso, manter-se atualizado é essencial!
Destaques Bard
Novamente, já direto ao ponto, em termos de etapas, o Bard sugere: adquirir conhecimentos básicos da informação (por meio de cursos online e livros, sobre segurança da informação, tipos de ataques, melhores práticas para proteger os dados e as ferramentas e tecnologias que podem ser utilizadas para combater as ameaças). Como próxima etapa a sugestão foi obter experiência prática em segurança da informação, seguido de obter certificações como a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) e a Certified Ethical Hacker (CEH), e se conectar com outras pessoas que atuam na área. Um ponto interessante foi a sugestão de possíveis rotas para uma carreira em segurança da informação. Como exemplos: Analista, Engenheiro e Gerente de Segurança da Informação, com um resumo das atribuições de cada um dos cargos.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
Em relação ao volume, mais uma vez, o ChatGPT segue na frente, foram 9 dicas versus 4 do Bard. E como no primeiro cenário, aqui rolou trazer contexto logo no início, antes de entrar nos detalhes sobre as dicas, introduzindo e argumentando sobre o processo de Transição de Carreira para a área de Segurança da Informação ser algo promissor, justificando o porque (por ser uma área cada vez mais valorizada em um mundo cada vez mais digital e com crescentes preocupações com a segurança cibernética), com riqueza de detalhes nos exemplos e com um toque de frase motivacional ao final dizendo que “com dedicação, aprendizado contínuo e experiência prática, você estará bem encaminhado para fazer uma transição bem-sucedida para a área de Segurança da Informação” e ainda desejou “Boa sorte em sua jornada de especialização”, quase que um abraço em forma de mensagem!
Está ficando difícil para o Bard disputar com o ChatGPT em termos de simpatia e comunicação de impacto!
Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal
Quanto à Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal, a pergunta feita abordou o seguinte cenário: para um profissional de segurança da informação, trabalhando remotamente, que está com dificuldade de estabelecer limites entre o trabalho e a vida pessoal, quais seriam os melhores conselhos sobre como gerir o tempo e criar um equilíbrio saudável?
Nessa altura do campeonato, ficou fácil saber quem chegou chegando, falando sobre a importância de encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, né? E que ainda falou sobre saúde mental, produtividade e satisfação, com toque de choque de realidade, situando que “para um profissional de segurança da informação que trabalha remotamente, pode ser desafiador estabelecer limites claros”: ChatGPT!
Destaques ChatGPT
As principais dicas foram: defina um horário de trabalho consistente, tentando cumprir esse horário para evitar que o trabalho se estenda demais no seu tempo livre. Crie um espaço de trabalho dedicado, que ajude a criar uma divisão mental entre trabalho e vida pessoal, estabeleça limites com colegas e lideranças. Planeje atividades fora do trabalho, reservando tempo para atividades como um hobby, exercícios, tempo com a família ou amigos. Utilize ferramentas de produtividade, para organizar as atividades diárias e prioridades.
Estabeleça limites de Comunicação, definindo horários específicos para verificar e-mails e mensagens relacionadas ao trabalho. Pratique o Autocuidado, prezando por uma boa noite de sono. Saber dizer “não”, priorizando suas responsabilidades e evitando assumir mais do que pode gerenciar. Além de avaliar e ajustar sua abordagem periodicamente, sobre como está o seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, fazendo os ajustes conforme notar que precisa.
Destaques Bard
Com seu jeito sincerão e objetivo, o Bard trouxe dicas similares ao ChatGPT, em termos de teor de mensagens só que, dessa vez, com um pouco mais de detalhe e consistência ao apresentar cada uma das sugestões. Por exemplo, no caso de fazer pausas regulares, situou que “é importante fazer pausas regulares durante o dia, mesmo que você esteja trabalhando remotamente. Levante-se e ande por alguns minutos, ou faça alguns exercícios de alongamento. Isso ajudará você a se manter focado e evitar o esgotamento”. Outro destaque foi a sugestão de fazer exercícios regularmente (Bard, quem te viu, que tem vê!), por ser essa uma ótima maneira de aliviar o estresse e melhorar o bem-estar. Com o reforço do porque: “Faça um esforço para fazer exercícios regularmente, mesmo que seja apenas por 30 minutos por dia”. Foi a dose motivacional, única do Bard nesse duelo! Conseguiu surpreender! E não parou por aí, também foi sugerido buscar descansar o suficiente (reforçando a importância de dormir bem). Além de Cuidar da sua Saúde Mental, buscando ajuda profissional, se necessário.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
Nesse quesito, ambas IAs trouxeram pontos relevantes, com consistência e contexto e a comunicação foi mais fluida e lógica nos dois casos. Em termos de volume, mais uma vez ChatGPT saiu na frente com 10 dicas versus 7 do Bard, que nesse quesito pelo menos, ficou praticamente lado a lado com o ChatGPT.
Gestão do Estresse
Em se tratando de Gestão do Estresse, perguntamos quais seriam sugestões de estratégias eficazes para um profissional de segurança da informação que esteja sob alta pressão e que sinta necessidade de gerir o estresse e manter a resiliência mental.
Destaques ChatGPT
Um padrão do ChatGPT é iniciar as sugestões com seu reforço de porque é importante gerenciar o estresse. A primeira dica foi comum a ambas IAs: identificar fontes de estresse para então encontrar formas de lidar, seguido de estabelecer limites entre trabalho e vida pessoal, praticar a respiração e meditação, por meio de técnicas de respiração profunda para ajudar a acalmar a mente e reduzir os níveis de estresse. Organização e planejamento, feitos de modo sistemático, estabelecendo prioridades e metas realistas, de modo que ajude a reduzir a sensação de sobrecarga e a controlar melhor o tempo. Conversar com alguém, estabelecer pausas regulares. Encontrar atividades relaxantes e Priorizar o Autocuidado.
Destaques Bard
Bard segue surpreendendo com respostas mais robustas e bastante similares às do ChatGPT como: Fazer exercícios regulares. Dormir o suficiente, pelo menos entre 7 e 8 horas por noite. Alimentar-se de forma saudável, evitando alimentos processados, açúcar e cafeína, pois podem aumentar o nível de estresse. Descansar, fazer algo que você goste, como ler, ouvir música (e começa a rolar um que de humanização do lado de cá). E procurar por ajuda profissional.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
Novamente ChatGPT apresentou um pouco mais de dicas, foram 10 versus 7 do Bard, que novamente ficou lado a lado com o ChatGPT. Mas de certa forma, em relação aos dois últimos cenários, as mensagens foram bastante similares, Bard segue com poder de síntese maior, mas as estruturas de respostas começam a se assemelhar às dadas pelo ChatGPT.
Os temas das duas últimas perguntas se complementam, talvez tenha algo na forma como a pergunta foi feita, além da coincidência do tema, que fizeram o padrão mais humanizado, a relevância e a consistência prevalecerem nas respostas das duas IAs.
Desenvolvimento Contínuo
Estamos quase na reta final da disputa, e o tema agora é Desenvolvimento Contínuo. Perguntamos sobre maneiras de um profissional de TI, que tende a se sentir sobrecarregado por conta da velocidade das mudanças no setor, manter-se atualizado sem ficar sobrecarregado. Vamos ver quais foram as dicas compartilhadas?
Destaques ChatGPT
E o ChatGPT segue como? Reforçando a importância do tema central da pergunta. Com um que de realismo: “é compreensível que possa ser desafiador se manter atualizado sem ficar sobrecarregado”, tendo em vista a velocidade das mudanças no setor de tecnologia. Sobre as dicas, algumas similaridades, entre elas: Definir objetivos claros, estabelecendo metas específicas para o seu desenvolvimento profissional, identificar quais habilidades, tecnologias ou conhecimentos são mais relevantes para sua carreira e se concentrar nelas (um Viva para o ChatGPT nesse momento!). Outros pontos de destaque foram: Acompanhar as Tendências do Setor, ficando atento em relação às novidades da área de TI, seguindo blogs, sites, fóruns e redes sociais especializadas. Criar um plano de Aprendizado, com etapas e planos realistas. Reservando tempo regularmente para estudar e adquirir novas habilidades por meios como cursos, tutorias ou treinamentos. Utilizar plataformas de aprendizado online, como Udemy, Coursera, Linkedin Learning e Pluralsight, que oferecem cursos atualizados em várias áreas de TI. Participar de conferências e eventos do setor. Colaborar e compartilhar conhecimento, fazendo parte de grupos de discussão, fóruns e comunidades com outros profissionais de TI. Manter um equilíbrio, definindo limites e reservando tempo para descanso, lazer e atividades que sejam úteis para recarregar as energias. Priorizar a aprendizagem contínua. Ser seletivo com as fontes de informação e Aprender com a Prática, buscando além de estudar, oportunidades para aplicar o que está adquirindo de conhecimento!
Destaques Bard
A comunicação por aqui segue mais objetiva. Uma das sugestões compartilhadas foi: definir prioridades (de modo a não querer aprender tudo de uma vez). Além de atuar como Voluntário em projetos de TI, como uma forma de aprender e ganhar experiência.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
Quanto ao volume de respostas, ChatGPT dispara com 10 versus 4 do Bard. E em termos de especificidade ChatGPT deu uma banho no Bard, com mais dicas, em termos de volume, mas também em pertinência, ideias que se se complementam e que se colocadas em prática, podem de fato contribuir para gerenciar um cenários como o que projetamos com a pergunta feita para ambas IAs. Nesse caso, o Bard deixou a desejar!
Desenvolvimento de Liderança
E para finalizar, perguntamos sobre Desenvolvimento de Liderança: num cenário em que um gestor de TI busca aperfeiçoar suas habilidades de liderança e gestão de equipe, quais seriam as melhores estratégias para aperfeiçoar a comunicação, o engajamento da equipe e o clima organizacional?
Destaques ChatGPT
Começando pelo Autoconhecimento, a sugestão é começar com uma autoavaliação honesta para identificar seus pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas como líder, ressaltando que “conhecer suas próprias habilidades e limitações ajudará a orientar seu desenvolvimento”. Estabelecer uma visão clara. Ter uma Comunicação Eficaz, além de ouvir ativamente a equipe e estar aberto a receber feedback, visto que Comunicação aberta e honesta cria um ambiente de confiança. Promover o desenvolvimento da equipe. Delegar com Sabedoria. Reconhecer e Celebrar Conquistas. Estimular a Colaboração. Manter-se Acessível, estando disponível para a equipe. Gerenciar conflitos de forma construtiva. Inspirar pelo Exemplo. Promover um equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal e Realizar Avaliações e Feedback regularmente, fornecendo feedback construtivo para ajudar a equipe a crescer e se desenvolver.
Destaques Bard
As principais dicas gerais do Bard, pra finalizar essa disputa foram: Seja um líder inspirador. Seja flexível e adaptável, sendo capaz de se adaptar às mudanças e desafios. Considerando utilizar como algumas das estratégias possíveis: Estabelecer expectativas claras e concisas. Certificando-se de que sua equipe sabe o que você espera e de que ela tenha os recursos necessários para ter sucesso. Ser um bom ouvinte e comemorar os sucessos.
Considerações Gerais ChatGPT x Bard
E o ChatGPT fechou na dianteira esse duelo, com grande distância do Bard e com chave de ouro! Aliás, a mensagem que fecha a sequência de dicas do ChatGPT, é a melhor forma de encerrar essa disputa: “Lembre-se de que a liderança é uma jornada contínua de aprendizado e aprimoramento. Seja flexível e adaptável em sua abordagem de liderança e esteja aberto a aprender com a equipe também. Ao aperfeiçoar suas habilidades de liderança, você estará mais bem preparado para promover um ambiente de trabalho positivo e eficiente.”
Visão Geral:
ChatGPT:
O início das respostas foi sempre com um toque de reforço da importância do tema central. Com respostas mais robustas e análises mais profundas, apresentadas numa sequência lógica e coerente, de modo claro e mais detalhado. Com o uso maior de adjetivos comparado com o Bard, trouxe uma comunicação mais empática e que gera maior impacto positivo e credibilidade.
Bard:
O padrão do início das respostas é basicamente uma validação da pergunta, tendo a repetição da ideia mencionada seguida das dicas, num geral mais sintéticas, objetivas. Em alguns momentos, pela falta de estrutura ou de detalhes mais consistentes, os argumentos podem parecer menos convincentes e gerar menos impacto, e talvez dúvida ou necessidade de validação. Seria como alguém que se comunica, mas que apesar de trazer informações pertinentes, as apresenta com baixa energia e tende a gerar menos impacto.
E assim, chegamos a uma avaliação final sobre o estilo de comunicação de cada um dos sistemas de IA para orientações práticas de carreira. SuperObrigado Silmara Pereira dos Santos pela análise detalhada e valiosa colaboração neste Desafio de IA.
Desejamos a todos os leitores sucesso em suas jornadas de aprendizado e desenvolvimento profissional, buscando sempre um equilíbrio saudável entre suas carreiras e vida pessoal. E fica aqui o convite para que você também contribua com a sua análise e nos diga nos comentários: qual estilo de comunicação fez mais sentido para você? Do ChatGPT ou do Bard? Lembrando que seja fazendo uso de IA ou mesmo pedindo conselhos para alguém do seu lado, a capacidade de fazer boas perguntas pode determinar o nível da qualidade das respostas que receberemos!
Abraços e até a próxima,