Há cerca de cinco meses, compartilhamos com vocês a notícia do lançamento da norma internacional ISO/IEC 23894, que trata da Gestão de Riscos em Inteligência Artificial (IA). Tive então oportunidade de coordenar um grupo de trabalho na ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas com o objetivo de traduzir e adaptar o documento ao contexto brasileiro. Ontem, a norma entrou em consulta nacional, momento em que você pode fazer a diferença.
A Relevância da Norma ISO/IEC 23894:A IA está revolucionando nossa forma de viver e trabalhar, oferecendo inúmeras oportunidades para aprimorar a eficiência e impulsionar a inovação. No entanto, junto com as oportunidades vêm os riscos, que vão desde vieses e discriminação até falhas de segurança e questões éticas. A norma ISO 23894 foi desenvolvida para abordar esses desafios, fornecendo orientações específicas para a gestão de riscos em IA, baseada na ISO 31000.
Em sua versão brasileira, a ABNT NBR ISO/IEC 23894 representa um passo importante para promover a IA responsável e benéfica em nosso país. À medida que as empresas e organizações no Brasil adotarem essas diretrizes, teremos a oportunidade de aprimorar nossas práticas e garantir que a IA seja usada de maneira ética e segura.
Relembrando, a estrutura do documento possui três partes principais:
- Princípios:princípios fundamentais da gestão de riscos, com considerações específicas para a IA, estabelecendo a base para uma abordagem responsável na gestão dos riscos associados à IA.
- Estrutura: orientações sobre como integrar a gestão de riscos em atividades e funções específicas relacionadas ao desenvolvimento, provisão ou uso de sistemas de IA.
- Processos: aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas para atividades como comunicação e consulta, estabelecimento de contexto, avaliação, tratamento, monitoramento e análise crítica, registro e relato de riscos.
Como Contribuir?
Convidamos você a participar desta Consulta Nacional! Sua opinião, sugestões e comentários são importantes para aprimorar a versão traduzida da norma de gestão de riscos relacionados à IA no Brasil. Algumas maneiras de contribuir:
- Leitura e Comentários:Faça a leitura cuidadosa do documento disponibilizado e forneça feedback sobre seu conteúdo. Identifique áreas que podem precisar de melhorias ou esclarecimentos.
- Sugestões de Tradução: Considere se algum termo pode ser mudado para melhor compreensão no contexto brasileiro. Lembrando que por tratar-se de tradução de norma publicada, não é permitido a inclusão de novos textos.
- Identificação de Desafios Locais: Compartilhe sua compreensão dos desafios específicos relacionados à IA no Brasil. Isso ajudará a trabalhar melhorias em futuras versões da norma.
- Promoção da Participação: Incentive colegas, profissionais da IA, empresas e organizações a participarem da consulta. Quanto mais vozes, melhor.
Além de contribuir para a consulta nacional, gostaríamos de renovar nosso convite para você se envolver ainda mais no processo. Participe da Comissão Especial de Inteligência Artificial da ABNT que está trabalhando na tradução e adaptação desta e de outras normas relativas a IA para o contexto brasileiro. Como por exemplo, as seguintes normas que também entraram em consulta nacional:
- ABNT NBR ISO/IEC 22989 - Conceitos de inteligência artificial e terminologia
- ABNT NBR ISO/IEC 38507 - Implicações de governança do uso de IA pelas organizações
Se estiver interessado em participar do grupo de trabalho ou conhecer alguém que possa contribuir, envie e-mail para carolina.martins@abnt.org.br.
Abraços e até a próxima,