Bom Dia LGPD

Multas ao marketing predatório


#bomdialgpd


Ligações não solicitadas (cold calls), spam, phishing, propagandas, mensagens repetidas e outras formas de comunicaçã,o fazem parte das importunações diárias que recebemos por meio de chamadas de voz, email, whatsapp e redes sociais.


Memo quando mostramos interesse e fornecemos um consentimento tácito para receber informações, somos bombardeados por informações, incluídos em grupos, e recebemos contatos por diferentes pessoas.


Nesta busca pela atenção pelo cliente, até as empresas que seguem algumas regras de conformidade com a LGPD para coletar o consentimento, acabam abusando e transformando o contato concedido em uma importunação.


Um exemplo, me inscrevi em um grupo de whatsapp para receber informações de um curso. O consentimento é explícito para que os contatos sejam feitos pelo grupo, mas a empresa me convidou para outros grupos, conseguiu associar meu numero de telefone com meu endereço de email (ambos têm cerca de 25 anos e devem estar em boa parte das listas para "enriquecimento" de dados), além de aparecerem em anúncios nas redes sociais, e ainda me mandam mensagens 1:1 no whatsapp. Estava interessado no curso, mas já desisti.


As ferramentas de associação de consultas e de cookies são eficientes do ponto de vista do vendedor, mas para o consumidor é muito chata. Outro dia fiz umas consultas de preços de travesseiros e passei a ver propaganda de travesseiros na maior parte dos acessos a sites e nos redes sociais. Bloqueei tudo, e passei a achar meu travesseiro atual super confortável.


A Black Friday vem aí, e as ferramentas, plataformas e serviços de captura da atenção do cliente estão em alta e furiosas. Não sei quanto aos leitores, mas em mim estas ações causam efeito exatamente contrário.


Abusos de uso de dados pessoais podem ser denunciados à ANPD (link no comentário). No Reino Unido, o ICO tem aplicado multas nos casos de importunação (link no comentário).


O encarregado deve conversar com as equipes de marketing e vendas para criar um modelo equilibrado que garanta a eficácia do negócio, o conforto do titular/consumidor, e a conformidade com a LGPD.


Ilustração gerada por IA. Prompt GPT4o. Por favor desenhe uma imagem de um consumidor fugindo de pessoas o perseguindo com telefonemas, e-mails, mensagens, cartazes e outros meios de comunicação.


Bom fim de semana,


Obrigado,


Aquele abraço,


FNery.


Comentários:


£120k issued in fines to two companies for predatory marketing campaigns - https://ico.org.uk/about-the-ico/media-centre/news-and-blogs/2024/10/120k-issued-in-fines-to-two-companies-for-predatory-marketing-campaigns/


Denúncias ou Petições de titular - https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento/cidadao-titular-de-dados/denuncia-peticao-de-titular


Abrir requerimento relacionado à LGPD (ANPD) - https://www.gov.br/pt-br/servicos/abrir-requerimento-relacionado-a-lgpd

Comentários
Carregando...